LINCE IBÉRICO
O Lince Ibérico é um dos felinos mais ameaçados do mundo, classificado como “Em Perigo” pela União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN) e “Criticamente em Perigo” em Portugal. Trata-se do único grande mamífero carnívoro endémico da Península Ibérica e o mais ameaçado da Europa.
Em Dezembro de 2014, Portugal integrou a rede Ibérica de áreas de reintrodução de Lince Ibérico, com o objetivo da conservação da espécie e do ecossistema mediterrânico. No primeiro ano, a área de reintrodução beneficiou de um total de dez exemplares, estando prevista a reintrodução de nove exemplares durante 2016.
A situação atual do Lince Ibérico pode-se resumir da seguinte forma:
- Cerca de 300 exemplares em liberdade, distribuídos por dois núcleos populacionais históricos, ambos situados na Andaluzia: Doñana-Aljarafe e Cardeña-Andújar;
- Cinco centros de reprodução – quatro exclusivos para este efeito – que contam atualmente com uma população cativa de mais de 100 exemplares. Em 2015 nasceram 61 crias no conjunto dos cinco centros, o maior número desde que se começou a reproduzir a espécie em cativeiro;
- Destacam-se as populações reintroduzidas, ainda com efetivos reduzidos, em Guadalmellato e Guarrizas (Andaluzia), Matachel (Extremadura), Castellar de Santiago e Montes de Toledo (Castilla la Mancha) e Vale do Guadiana (Portugal)
PROJETOS EM CURSO
Conservação no terreno (in-situ)
O impulso para a conservação da espécie foi dado em 2002 na Andaluzia – onde existia uma população residual de lince-ibérico onde se iniciaram ações de gestão do habitat das populações de presas e de proteção da população existente. Foi estabelecido um programa com o objetivo de, a médio prazo, constituir núcleos populacionais desta espécie na sua área histórica de distribuição partindo das populações da Serra Morena e Doñana, na Andaluzia.
Em Portugal, a LPN – Liga para a Protecção da Natureza, em parceria com a organização internacional Fauna & Flora International (FFI), criou em 2004 o Programa Lince, tendo como principal objetivo assegurar a conservação e a gestão a longo prazo de áreas com habitat Mediterrânico adequado ao lince-ibérico.
Os principais êxitos do Programa Lince consistiram nas parcerias estabelecidas com diversas entidades em prol da conservação do Lince Ibérico e nas várias ações e projetos de conservação, dos quais se destacaram os Projetos LIFE Lince Moura/Barrancos (2006 a 2009) e LIFE Habitat Lince Abutre (2010 a 2015).
O objetivo central do Projeto LIFE Lince Moura/Barrancos, que decorreu entre 2006 e 2009, consistiu em recuperar e conservar o habitat do Lince Ibérico, bem como os corredores que ligam as áreas com habitat favorável no Sítio Moura/Barrancos, através da implementação de medidas de gestão do habitat a médio/longo prazo, bem como ações de sensibilização para a conservação desta espécie.
O Projeto LIFE Habitat Lince Abutre contribuiu para a melhoria das condições de sobrevivência e reprodução do Lince Ibérico e do abutre-preto, duas espécies classificadas como Criticamente em Perigo e com importantes funções no ecossistema no Sudeste de Portugal, beneficiando ainda outras espécies ameaçadas de extinção. Este projeto decorreu entre janeiro de 2010 e setembro de 2014.
Saiba mais em http://habitatlinceabutre.lpn.pt/